Sobre o festival
O cinema é provavelmente uma das formas de comunicação mais simples e abrangentes que existe.
Depois de várias iniciativas relacionadas com filmes, a Sciaena decidiu desenvolver um formato próprio de festival de modo a torná-lo menos limitado, mais adaptado às realidades nacionais e uma das muitas iniciativas regulares da associação. E assim surgiu o Scianema, cujo evento principal é um festival onde é mostrada uma seleção de documentários dedicados aos oceanos e à sua conservação, a acontecer todos os anos entre fevereiro e março, em Faro. Mas o Scianema pretende ser muito mais do que isso.
Com base na experiência adquirida anteriormente, queremos mostrar por todo o país documentários dedicados aos oceanos, com o objetivo de encorajar, inspirar, consciencializar e promover o seu livre acesso não só a especialistas mas também ao público em geral.
O Scianema pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados em filmes e meios de comunicação desfrutarem e discutirem em conjunto os assuntos do mar e darem asas à sua imaginação. O oceano tem só uma voz e é a de todos nós!




